domingo, 29 de abril de 2007

IX Porto Cartoon - Uma Vitória Polaca




Cartunista Polaco

Vence IX PortoCartoon



O cartunista Grzegorz Szumovski, da Polónia foi o vencedor do Grande Prémio do IX PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.

O segundo prémio ex-aequo foi atribuído ao brasileiro Osvaldo da Silva Costa e ao italiano Alessandro Gatto. O terceiro prémio foi para Ruan Tang Li, da China.

O trabalho vencedor é relativo ao tema “globalização” e mostra um índio de arco e flecha a disparar um telemóvel.

A elevada qualidade dos trabalhos, levou o júri internacional a atribuir ainda 15 Menções Honrosas a artistas de 10 Países: Bélgica, Brasil, Espanha, Holanda, Irão, Turquia, Itália, Polónia, Israel e Portugal. A Menção Honrosa de Portugal foi para uma caricatura da Pintora Paula Rego, feita pelo cartunista António Santos, de Amarante.

Os vencedores do festival vão receber um prémio monetário e garrafas de Vinho do Porto (reserva especial) para além do troféu e diploma.

O PortoCartoon-World Festival é considerado pela FECO (Federation of Cartoonists’ Organisations), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, o que coloca Portugal no pódio dos concursos internacionais de caricatura. A FECO é a mais importante organização internacional de cartunistas representando mais de 2000 artistas de 30 países.

O júri internacional do IX PortoCartoon, presidido mais uma vez pelo cartunista francês Georges Wolinski, integrou ainda Marlene Pohle, Presidente da FECO; Xaquin Marin, director do Museo de Humor de Fene da Galiza (Espanha); Júlio Dolbeth, da Faculdade de Belas Artes do Porto e Luís Humberto Marcos, director do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa.

A participação do IX PortoCartoon bateu o recorde dos últimos anos ao receber a concurso mais de 1700 cartoons, de quase 500 cartunistas, de 60 países. Em termos quantitativos, o destaque vai para o Brasil, como país mais participativo com mais de 250 cartoons enviados. Em segundo ficou o Irão, com 134 trabalhos e Portugal surge este ano em terceiro lugar com cerca de 120 desenhos, enviados por 29 artistas.

Contando com a edição deste ano, já são mais de 11600 os cartoons enviados pelos 3550 cartunistas, dos quatros cantos do mundo ao longo dos nove anos de existência do PortoCartoon-World Festival.

A “Globalização” foi o tema escolhido para a nona edição e segundo a organização do concurso “Nunca o processo de globalização foi tão acentuado e com tantas repercussões, como acontece hoje… As suas consequências espalham-se positiva e negativamente em termos económicos, políticos, industriais, comerciais, desportivos, científicos, culturais, etc”…

Com a escolha deste tema, o Museu Nacional da Imprensa pretendeu que os cartunistas de todo o planeta reflectissem com humor sobre o impacto que a Globalização vem tendo nos mais diversos sectores da sociedade, à escala mundial.

Os vencedores do IX PortoCartoon receberão os troféus e os prémios durante a cerimónia de abertura da exposição que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, em Junho, aquando das Festas do S. João do Porto.

Organizado anualmente, o PortoCartoon foi lançado em 1999, presidido pelo anterior Presidente da República, Jorge Sampaio, e todos os anos sempre com temas de impacto mundial, recebe milhares de visitantes nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, nas diferentes cidades por onde passa, bem como fora de Portugal. No ano passado o melhor do PortoCartoon pode ser visto no Brasil, em Espanha e França.

--

Grande Prémio

Grzegorz Szumovski, Polónia

Tema: "Globalização"

S/titulo

2º Prémio ex aequo

Osvaldo da Silva Costa, Brasil

Tema: "Globalização"

Título: "Motorperpetuo"

2º Prémio ex aequo

Alessandro Gatto, Itália

Tema: "Globalização"

Título: "Shopping"

3º Prémio

Ruan Tang Li, China

Sem Título

Tema Livre

Menções Honrosas

Shahorokh Heidari

Irão

Tema “Globalização”

S/ Titulo

Omar Figueiroa Turcios

Espanha

Tema “Globalização”

S/ Titulo

Willem Rasing

Holanda

Tema “Globalização”

S/ Titulo

Ludo Goderis

Bégica

Tema “Globalização”

“Tourists”

Osmani Simanca

Brasil

Tema “Globalização”

S/ Titulo

Eray Ozbek

Turquia

Tema “Globalização”

“Mixer”

Alessandro Gatto

Itália

Tema “Globalização”

“The Pinter”

Jacek Frackiewicz

Polónia

Tema “Globalização”

S/ Titulo

Sergei Sichenko

Israel

Tema Livre

S/ Titulo

Osmani Simanca

Brasil

Tema Livre

S/ Titulo

Dieter Bevers – Quatsch

Bégica

Tema Livre

“Nun”

Zbigniew Pietrzyk – Byjo

Polónia

Tema Livre

“Spring Depression”

Farhad Bahrami Reykani

Irão

Tema Livre

S/ Titulo

António Santos

Portugal

Tema Livre

“pintora Paula Rego”

Albero Morales Ajubel

Espanha

Tema Livre

S/ Titulo

Sem comentários: