segunda-feira, 23 de abril de 2007

Museu Nacional da Imprensa - 25 de Abril



Museu da Imprensa expõe “A Planície”


Um Jornal Cultural

na Ditadura de Salazar



"O Museu Nacional da Imprensa inaugura 4ª feira, na sua sede, às 15h, a exposição “A Planície: Um Jornal Cultural na Ditadura de Salazar.

Trata-se de uma exposição evocativa do jornal A Planície, nascido no Alentejo (em Moura) e que depressa se estendeu ao país. Teve grande importância cultural, quer pelo papel que desempenhou a meio do regime do Estado Novo, quer pelo acolhimento que recebeu dos principais escritores da segunda metade do Séc. XX, tornando-se num dos mais importantes jornais regionais dos tempos da Ditadura de Salazar.

Nesta exposição, para além de vários originais da “Planície”, podem ser vistos textos de vários escritores, provas com cortes da censura, peças tipográficas, fotografias e suplementos literários. Herberto Helder, Vergílio Ferreira, Mário Cesariny, Jorge Sena, Ferreira de Castro, António Sérgio, Fernando Namora, Fernando Lopes Graça, António Ramos Rosa e Irene Lisboa, são alguns dos nomes patentes. Destaque merecem também, os linóleos de Álvaro Fialho que ilustram várias páginas da “Planície”.

A exposição mostra alguns dos marcos mais importantes da história de um jornal que sobreviveu apenas doze anos, mas ainda assim conseguiu agitar a sociedade em plena ditadura e projectar ideias de progresso.

No âmbito desta mostra será co-editado, pelo Museu Nacional da Imprensa e pela Editora Campo das Letras, um livro de autoria de Alberto Franco sobre o jornal.

Esta exposição integra-se nas comemorações do 25 de Abril, e vem juntar-se às seis mostras que o Museu da Imprensa tem montadas de norte a Sul do país, prosseguindo a sua política de descentralização cultural.

A mostra pode ser vista até 17 de Junho, no horário habitual do museu: todos os dias (incluindo domingos e feriados) das 15h às 20h.

O Museu Nacional da Imprensa está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo e a cinco minutos da Estação CP/Metro de Campanhã".




Sem comentários: