quarta-feira, 25 de abril de 2007

Museu Nacional da Imprensa - Notícias




O Museu Nacional da Imprensa (MNI) inaugurou hoje a exposição "A Planície: Um Jornal Cultural na Ditadura de Salazar".

O Jornal "A Planície" nasceu em Moura (Alentejo) em 1952 e foi um importante jornal cultural da época, que acolheu alguns dos mais relevantes nomes da escrita portuguesa (Herberto Hélder, Virgílio Ferreira, Mário Cesariny, Fernando Namora, entre muitos outros).

"A exposição mostra alguns dos marcos mais importantes da história de um jornal que sobreviveu apenas doze anos, mas ainda assim conseguiu agitar a sociedade em plena ditadura e projectar ideias de progresso", podemos ler no "press release" do MNI. A exposição integra-se nas comemorações do 25 de Abril.



Entretanto, o MNI e a editora "Campo das Letras" uniram-se na edição de um livro de Alberto Franco sobre o este importante jornal cultural publicado entre 1952 e 1964.




Além desta mostra, os visitantes podem ainda ver a exposição "Jornais Escolares - como educar para o consumo?" uma iniciativa do MNI e do jornal "Público" no âmbito do projecto "Público nas Escolas". Neste espaço temos inúmeros jornais produzidos em várias escolas do país.
Noutra área do espaço "Galeria de Exposições Temporárias do MNI" temos mais 3 interessantes exposições, a saber: "Eça em Caricaturas"; "José Saramago segundo Agostinho Santos - Pintura e Desenho" e alguns dos trabalhos do "VIII Porto Cartoon".


O Museu Nacional da Imprensa está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo, a cinco minutos da Estação de Campanhã e mesmo
ao lado da nova Marina do Freixo (E.N.108, nº 206 - Tel: 225 304 966; museuimprensa@mail.telepac.pt). Aberto todos os dias das 15h às 20h.

Sem comentários: