quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Porto Cartoon - Descentralização Cultural

Oito exposições em Portugal e Brasil

PortoCartoon espalha Humor

A descentralização do “Humor” através do PortoCartoon, está a marcar as actividades do Museu Nacional da Imprensa durante este verão, com a apresentação de oito exposições em várias cidades do país, chegando também ao Brasil.

Na sede do museu, no Porto, está patente o IX PortoCartoon-World Festival apresentando mais de 400 cartoons vindos dos cinco continentes. Milhares de visitantes já apreciaram os trabalhos premiados, as menções honrosas e os melhores desenhos provenientes de países tão distantes e diferentes como a Austrália, o Brasil, o Canadá, a China, o Egipto, a Índia, o Japão, a Indonésia, o México e a Coreia do Sul, entre muitos outros.

O certame, que tem este ano como tema a “Globalização”, inclui ainda a instalação humorística “Portugal-Brasil: a fuga do sucesso” dos artistas de Eduardo Grosso (Brasil) e Acácio de Carvalho (Porto); e a exposição de caricatura “Tango” de Marlene Pohle, Presidente da Federação Internacional de Cartunistas. Em paralelo com o PortoCartoon pode ser vista ainda a mostra permanente “Riso do Mundo” com os vencedores das edições anteriores do festival. Parte desta mostra também pode ser apreciada na Estação da CP de Braga.

No Aeroporto do Porto, em Pedras Rubras, estão patentes os 35 trabalhos premiados no IX PortoCartoon, na extensão montada no átrio das Chegadas.

Em Lisboa, no átrio do Ministério das Finanças, no Terreiro do Paço, pode ser vista a exposição internacional “PortoCartoon: a Globalização do Humor” que integra mais de 120 trabalhos incluindo o Humor de Ludo Goderis, vencedor do “Prémio do Público” do PortoCartoon 2006.

Votação do Público

Continua a decorrer a votação no “Prémio do Público”. On-line, no Museu Virtual do Cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org) ou nos locais onde está patente o PortoCartoon, os visitantes podem escolher o seu cartoon preferido entre 35 concorrentes. Os candidatos são os premiados, as menções honrosas e os finalistas do IX PortoCartoon. Os desenhos em disputa foram enviados de países muitos diferentes e a representar Portugal está o cartunista amarantino António Santos com uma caricatura da pintora Paula Rego. Para além do tema principal “A Globalização”, os trabalhos em votação abordam também outros assuntos da actualidade como a fome, a guerra e a religião. O autor do desenho mais votado será convidado pelo Museu Nacional da Imprensa para uma exposição individual em 2008.

PortoCartoon no Brasil

Ao Brasil chegou, pela mão do Museu Nacional da Imprensa, a exposição “O Vinho do Porto no humor mundial” e uma réplica da instalação humorística feita na cidade do Porto, sobre a fuga da Corte portuguesa para o Brasil em 1807. Patente em Piracicaba, S. Paulo, no maior salão de humor brasileiro, a mostra sobre o grande “embaixador” português reúne mais de meia centena de cartoons e mostra como cartunistas de dezenas de países ligaram o “bom vinho” ao “bom humor”.

Esta exposição assinala os 250 anos da criação, pelo Marquês de Pombal, da zona demarcada do Douro e a sua presença no Brasil integra-se no protocolo assinado entre o Museu Nacional da Imprensa e a Prefeitura de Piracicaba, em 2005, para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas na área do desenho de humor.

O PortoCartoon-World Festival, organizado anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa, é considerado pela Federação Internacional de Cartunistas (FECO), um dos três mais importantes do mundo.

Para além das mostras de cartoon, o Museu Nacional da Imprensa, tem ainda para mostrar as exposições “Memórias Vivas da Imprensa” (permanente) e Rodrigues Sampaio: O jornalista político”. A mostra documental sobre o “Sampaio da Revolução” insere-se nas comemorações do bicentenário do nascimento daquele jornalista.

O museu está instalado na cidade do Porto, junto à Ponte do Freixo e a cinco minutos da Estação CP/Metro de Campanhã. Pode ser visitado todos os dias, entre as 15h e as 20h.



Nota Informativa do MNI

Sem comentários: