quinta-feira, 28 de junho de 2007

Via blog Quando Calhário:

Ordem dos jornalistas a caminho?

Um grupo de 18 jornalistas, no qual se incluem alguns directores e ex-directores de jornais, quer criar uma entidade que garanta a autoregulação e o acesso à profissão de jornalista. Num documento que hoje tornaram público, e que intitularam "Alerta ao País", os jornalistas "manifestam o seu repúdio por todo o edifício jurídico referente à sua actividade profissional, que consideram limitativo do direito constitucional de informar e ser informado".
Para já, segundo explicou ao PÚBLICO Mário Bettencourt Resendes, actual Provedor dos Leitores do "Diário de Notícias" e porta-voz eleito pelo grupo de jornalistas, a primeira acção será tentar convencer o Presidente da República a não promulgar o novo Estatuto do Jornalista, recentemente aprovado na Assembleia da República. Para o grupo de jornalistas, o diploma foi elaborado "ao arrepio da tradição democrática portuguesa, do espírito e letra da Constituição e das regras internacionalmente adoptadas em sociedades livres e democráticas".

"Não defendemos a impunidade dos jornalistas", disse ao PÚBLICO Bettencourt Resendes. "Pelo contrário, achamos que as sanções devem ser aplicadas pelos próprios jornalistas e não por uma entidade externa". Sobre a forma que essa nova entidade adoptará, o jornalista recusa-se para já a falar de uma Ordem dos Jornalistas: "O nome é secundário. Se o processo de discussão que queremos iniciar com este documento vier a desencadear numa Ordem, logo se verá. O mais importante é avançar para uma entidade que faça a autoregulação e garanta a qualidade da liberdade de expressão em Portugal".

Sem comentários: