sábado, 23 de junho de 2007

IX Porto Cartoon - 2:


O Cartoon e a Globalização

O tema da Globalização é o mote para mais uma edição do prestigiado "Porto Cartoon - World Festival" que já está a decorrer no Museu Nacional da Imprensa (Porto) e no Centro Comercial Dolce Vita (Porto).

(O Cartoon Vencedor - Grzegorz Szumowski)

Esta IX Edição é a maior exposição de sempre e conta com mais de 350 trabalhos de artistas de diferentes países (do Irão à Índia, passando pelo Japão ou Austrália, entre muitos outros). A escolha do tema "Globalização" pretende levar o público a reflectir, com humor e sátira, sobre o impacto que a globalização vem tendo à escala mundial, nos mais diversos sectores da sociedade.

A IX edição do Porto Cartoon tem a particularidade de reunir, além dos desenhos do concurso, três outras exposições: "O Tango", de Marlene Pohle, a instalação "Portugal - Brasil: a fuga do sucesso" (um mural de 17 metros de comprimento) e "O Humor de Ludo Goderis". As duas primeiras podem ser vistas no Museu Nacional da Imprensa e a última, de Ludo Goderis, está exposta no Centro Comercial Dolce Vita, uma mostra de cerca de uma centena de cartoons feitos pelo belga que venceu o concurso da escolha do público do Porto Cartoon de 2006 - "A Desertificação e a Degradação da Terra" - numa votação a nível mundial participada por milhares de pessoas que votaram através da internet e no local da exposição. Esta exposição dos trabalhos de Ludo Goderis pode ser vista até ao final de Julho no Dolce Vita Porto (junto ao Estádio do Dragão).

O Museu Nacional da Imprensa está situado no Freixo (Estrada Nacional 108, nº 206), na cidade do Porto.

Sem comentários: