sábado, 23 de junho de 2007

IX Porto Cartoon 1


O Secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, presidiu hoje à cerimónia oficial de abertura da IX edição do "Porto Cartoon 2007 - World Festival", no Museu Nacional da Imprensa.

Na mesa de honra estiveram, além do representante do governo, o Vereador do Pelouro da Cultura da C.M.Porto, Gonçalo Gonçalves; a Presidente da FECO (Federation of Cartoonists Organisations), Marlene Pohle; George Wolinski, Presidente do júri internacional do concurso e o Director do Museu Nacional de Imprensa e do Porto Cartoon, Luís Humberto Marcos.

(George Wolinski, Gonçalo Gonçalves e Marlene Pohle)

O tema da "Globalização" é o mote desta 9ª edição, a maior de sempre, cujo concurso internacional de cartoons foi ganho pelo polaco Grzegorz Szumowski.

(O Vencedor)

O vencedor, no seu discurso de agradecimento, sublinhou o enorme carinho que nutre pela cidade do Porto. Por sua vez, o Secretário de Estado sublinhou a importância deste evento e assumiu o compromisso de, em conjunto com a autarquia, procurar um maior apoio e empenhamento do governo nesta iniciativa. O Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto lembrou o apoio dado pela autarquia e o sucesso da iniciativa "Festa da Caricatura", organizada pelo MNI e integrada nas festas do S. João do Porto. O Director do Museu Nacional da Imprensa salientou a qualidade e quantidade de obras a concurso, o apoio do principal mecenas (a Caixa Geral de Depósitos) e a dedicação de toda a equipa que integra este museu da cidade do Porto.

Fica o convite a todos os leitores para visitarem a IX edição do Porto Cartoon, no Museu Nacional da Imprensa (no Freixo-Porto, junto à marina) e, até ao final de Julho, no centro comercial Dolce Vita Porto (junto ao Estádio do Dragão), a obra do belga Ludo Goderis, o preferido do público em 2006.

Sem comentários: