sexta-feira, 30 de março de 2007

Heróis do Mar - Amor


"Tínhamos todos vinte anos nos anos oitenta. Estas canções ainda têm. Mal as compreendemos. Lembramo-nos mas lembrar não chega. Divertimo-nos a ouvi-las - mas ouvir não chega. Percebe-mos a malandrice - mas perceber não é ser-se malandro. Não. É preciso ter vinte anos para compreendê-las perfeitamente". - Miguel Esteves Cardoso.

Que enorme prazer citar o MEC, um dos meus "ídolos" do jornalismo, da escrita, da arte. Que enorme prazer voltar a ter a companhia dos Heróis do Mar. Eu não tinha vinte anos nos oitenta, era um "teeneger inconsciente" como dizia o Herman, mas adorava os Heróis do Mar. Eles eram uma lufada de ar fresco na monotonia musical da época - estávamos fartos de fados e da "proto-pimbalhada" da época.

Quando olho para trás e vejo a influência dos HM em coisas tão fantásticas como Sétima Legião ou Madredeus (só para citar os mais óbvios) só posso, reverentemente, agradecer-lhes por tudo o que fizeram pela música portuguesa.

Por isso, para todos aqueles que têm vinte anos (de idade e de espírito) recomendo este "Best-Off" que, no meu caso, teve a responsabilidade de substituir o Néon Bible dos Árcade Fire. Fizeram-no com enorme galhardia!

Já agora, a não perder, este Blog.

Sem comentários: