sábado, 20 de dezembro de 2008

Maia - Monumento às Colectividades


A Câmara Municipal da Maia inaugurou hoje o Monumento às colectividades, numa homenagem a todas as colectividades desportivas, recreativas, culturais e humanitárias do concelho da Maia, aproveitando para entregar os subsídios às colectividades desportivas referentes à época 2008/09.

Uma cerimónia que contou com a presença, entre outros, da Federação Distrital das Colectividades do Grande Porto e com a Associação de Futebol do Porto. Ambas as entidades sublinharam o facto de a Câmara da Maia ser a autarquia que mais apoia e investe nas colectividades e das poucas que reconhece o valor social das mesmas.

O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Bragança Fernandes, reafirmou o apoio a todas as colectividades e o papel que elas desempenham no apoio a toda a população. Sobre a escultura e a sua simbologia, o autarca, lembrou que “as colectividades merecem todo o reconhecimento do povo maiato pelo enorme e desinteressado esforço desenvolvido em prol da Maia”.

No final, na presença de centenas de populares, foi inaugurada a rotunda dos Moutidos, em Águas Santas, onde está a escultura de Xico Lucena em homenagem às colectividades. Segundo o escultor, a simbologia inerente a esta obra de arte “sugere a miscelânea de valores éticos culturais e sócias presentes no associativismo” sendo a escultura composta por quatro elementos fundamentais: “os dois pilares exteriores simbolizam a base de um todo e a figura humana colocada ao centro simboliza o homem como mentor e fundador de um património, permitindo a criação das colectividades”, referiu este artista de Sernancelhe e um dos mais aclamados, internacionalmente, escultores portugueses da nova geração. O quarto elemento, aquele que se situa no topo, representa todas as colectividades, caracterizadas através de elementos sobrepostos que se elevam até a um topo propositadamente inacabado permitindo o crescimento das colectividades.

A escultura de homenagem às colectividades levou cerca de três meses para ficar pronta, é toda ela em granito, pesando mais de 30 toneladas e elevando-se 15 metros acima do solo. A sua colocação nesta zona do concelho, uma das mais fortemente povoadas, permitiu a realização de uma requalificação urbana com a criação de uma rotunda e novos arruamentos servindo o Centro de Saúde e a Escola EB1/JI de Moutidos – Águas Santas.

Sem comentários: