terça-feira, 11 de setembro de 2007

11 de Setembro no Dolce Vita Porto pelo MNI


6 anos depois no Dolce Vita

“O 11 de Setembro na

Imprensa Mundial”

A exposição “O 11 de Setembro na Imprensa Mundial” pode ser vista, a partir da próxima 3ª feira, dia 11, no centro comercial Dolce Vita, para assinalar os atentados que abalaram o mundo.

Esta mostra, da responsabilidade do Museu Nacional da Imprensa, é constituída por mais de meia centena de publicações de todo o mundo, com destaque para as edições dos dias 12 e 13 de Setembro de 2001.

Jornais ingleses como o The Times, The Guardian, The Sun e Daily Telegraph podem ser vistos, ao lado de algumas das revistas internacionais mais prestigiadas como a Time, Tiempo, Isto É, Veja e a alemã Der Spielgel. Evocações feitas nos anos seguintes ao atentado, designadamente em 2006, quando se assinalaram 5 anos, podem ser observadas nos exemplares patentes como o Financial Times, The Observer, El País, Herald Tribune, La Croix, ABC e Courrier Internacional, entre outros.

Para além dos principais jornais portugueses, incluindo os já extintos “O Comércio do Porto” e “Independente”, também podem ser apreciados, pelos visitantes do Doce Vita, exemplares americanos como o USA Today, árabes, asiáticos e brasileiros como o Globo e o Estado de S. Paulo.

Esta mostra relembra ao público como um dos países mais poderoso do mundo (Estados Unidos) e “mais seguro” foi atacado em duas das suas mais emblemáticas instituições: Pentágono e World Trade Center. Fica patente, aos olhos dos visitantes, que os principais jornais do mundo primaram por edições especiais enchendo por vezes a capa e a contra-capa com a mesma imagem. As palavras Ataque, Terror, Guerra, Assalto, Crise e Apocalipse foram acompanhadas de fotografias terrificamente espectaculares.

A exposição vai estar patente no centro comercial Dolce Vita, na cidade do Porto (ao lado do Estádio do Dragão) até final de Setembro.



Origem: Nota Informativa do Museu Nacional de Imprensa

Sem comentários: